saúde

Terceira Métrica: Redefinindo o Sucesso

A Terceira Métrica, conceito criado pelo agregador de blogs norte-americano Huffington Post, propõe uma redefinição do significado do sucesso. A idéia é não pautar nossas vidas apenas pela busca de poder e dinheiro, mas também levar em conta  fatores que nos fazem ser pessoas melhores, como sabedoria, empatia, saúde e bem-estar pessoal. Segundo esse conceito o sucesso deve se definir pelo tipo de pessoa que você é, e não apenas pelo cargo que ocupa e pela quantidade de dinheiro que tem em sua conta bancária.

A idéia surgiu depois que uma pesquisa de abrangência nacional revelou que 8 em cada 10 norte-americanos têm estresse causado pelo trabalho excessivo, apenas 30% sentem prazer em realizar seu trabalho, metade não tem inspiração e outros 30% estão profundamente descontentes com o que fazem. Rever  prioridades pode ajudar as pessoas a encontrar trabalhos que elas realmente queiram fazer. “Todos nós compramos essa definição de sucesso através de dinheiro e poder, e ela não está funcionando”, declarou Arianna Huffington, criadora do Huff Post, em junho deste ano. É aí que a Terceira Métrica pode nos ajudar na busca por uma versão mais sustentável, saudável e prazerosa do sucesso.

Basicamente, a mensagem é para que tenhamos o comando de nossas vidas. Muitos empresários americanos contam sobre como eles mudaram suas vidas e encontraram satisfação com a nova métrica. É preciso não ultrapassar o seu limite e cuidar de si mesmo, mesmo que isso signifique dormir mais e trabalhar menos. Dar permissão a si mesmo de deixar para trás projetos opressivos ou que não caibam no seu dia-a-dia pode fazer bem a sua vida como um todo.

Outra questão importante e também discutida nas palestras promovidas pelos defensores da Terceira Métrica é a quantidade e a qualidade da atenção que você dá ao seu filho. As pessoas trabalham mais do que aguentam para dar uma vida boa financeiramente aos seus filhos, mas se esquecem de que assim se tornam pessoas estressadas, cansadas e que têm uma maior propensão a descontar isso em seus pequenos. Além disso, as crianças têm seus pais como exemplos. Os adultos que as cercam as ensinam lições para a vida toda sobre como interagem e o que dizem. Ser uma pessoa melhor para o seu filho pode fazer com que ele se torne uma pessoa melhor no futuro.

thirdmetric

Para ler mais sobre a Terceira Métrica, acesse:

http://www.huffingtonpost.com/2013/06/21/third-metric-_n_3479629.html

http://www.huffingtonpost.com/mary-gordon/take-back-your-life_b_4025505.html

 

Tags: , , , , ,

2 Comments

  1. Mara Mourão says:

    Muito bom!

  2. Esta é a “pedra filosofal” do séc XXI…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

captcha

Please enter the CAPTCHA text