Dener Giovanini

copia de dener menorRenctas / Brasil – www.denergiovanini.com.br

Giovanini é um ambientalista reconhecido internacionalmente. Entre outros prêmios, conquistou: Unep-Sasakaw (mais importante e prestigiado prêmio ambiental do planeta, dado pelo ONU, em 2003); foi eleito um dos 54 heróis ambientais do planeta (pela revista Courrier International, em 2006) e o status de “Empreendedor Social Notável” pelas três maiores ONGs do setor do mundo: Ashoka, Avina e Schwab Foundation.

O ambientalista luta contra o tráfico de animais – o terceiro maior do mundo, que movimenta cerca de 40 bilhões de dólares e fica atrás apenas do comércio ilegal de drogas e armas. Já foi ameaçado de morte algumas vezes e teve a casa atingida.

O que faz a Renctas

Fundada em 1999, a Renctas é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que combate o tráfico de animais silvestres. Suas ações são desenvolvidas em todo o Brasil por meio de parcerias com a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor. Sua base fica em Brasília (DF).

O que Dener Giovanini diz em Quem se Importa

“Qualquer um pode ser um empreendedor social. Não é uma benção divina. Você não toma um comprimido para virar um. Você simplesmente se conscientiza do seu poder de transformação”.

“A Terra, se a gente não mudar, vai limpar o ser humano como uma dona de casa limpa a sua casa: com água quente, com jato de vapor, com o ventinho da vassoura”.

“Os obstáculos iam surgindo (no início dos trabalhos de sua ONG), era quase que uma maratona daquelas que você vai pulando os cavaletes. Você pula, acha que conseguiu vencer, mas quando você olha tem outro, e tem outro… E entre tantos obstáculos ainda teve o obstáculo de tentar continuar vivo porque foram muitas as ameaças, os atentados, eu recebi arma na cara, minha casa foi atingida por tiros.”