Jehane Noujaim

Tribeca Talks: Pangea Day, TED & Tribeca At The 2008 TFFPangea Day / Estados Unidos

Jehane foi a idealizadora do Pangea Day, evento que aconteceu em maio de 2008 e que reuniu milhares de pessoas em mais de 1800 locais assistindo a filmes que propunham a cultura da paz.

O que faz a Pangea Day

O Pangea Day foi uma videoconferência que aconteceu simultaneamente em Nova Iorque, Rio de Janeiro, Londres, Dharamsala, Cairo, Jerusalém e Kigali em 10 de maio de 2008. Uma das parceiras, uma empresa de hardwares, enviou equipamentos para escolas e programas realizados em áreas de conflito e campos de refugiados das Nações Unidas. Os filmes que eles realizaram fizeram parte da programação, transmitida durante quatro horas pela internet.

O que Jehane Noujaim diz em Quem se Importa

“Estamos sendo solicitados para pensar agora em como resolver os problemas globais juntos, em comunidade. E como você começa a pensar nisso, se você nunca teve a experiência de se sentir parte de uma comunidade global?”

“Se todos ao redor do mundo fossem forçados a viajar para seu país inimigo, ou para um país onde sentissem que nunca iriam compreender as pessoas, isto seria um sonho realizado. Mas não podemos forçar as pessoas a viajar. É contra o livre-arbítrio. Então como levar as pessoas a viajar? Mostrando filmes, fazer com que as pessoas viajem através de uma tela e um projetor”.

“Não sei se filmes podem mudar o mundo, mas as pessoas que os assistem podem. Quando você entra no cinema, na sala escura e você sai da sua cabeça para viver uma outra experiência, você sai e muitas vezes você pensa muito diferente sobre o mundo, se você foi realmente tocado por alguém ou por uma estória.”

“O que estamos tentando fazer é criar empatia através do cinema. Porque quando você vê a estória de outros, quando você ri com eles, quando você chora com eles, os entende, você cria empatia por eles. E isto abre um mundo inteiro de possibilidades em termos de resolver os problemas do mundo em conjunto”.