Oscar Rivas

oscar rivasSobrevivência / Paraguai

Rivas é um especialista no tema da água e acredita que podemos resgatar áreas totalmente degradadas. Ele já realizou uma série de ações de recuperação do meio ambiente, através de sua organização, no Paraguai.

O que faz a Sobrevivência

A Sobrevivência trabalha na conservação, restauração e gestão sustentável do ambiente por meio de seus projetos que atuam integradamente. A ideia da organização é contribuir com o empoderamento dos povos indígenas, das comunidades locais, das mulheres, grupos e indivíduos para sua participação plena na tomada de decisões.

Uma das ações para a promoção disso foi a fundação do Instituto Socioambiental del Sur, uma escola de sustentabilidade com a proposta de ser um espaço de reflexão, discussão e formação de agentes que pensem e executem políticas e programas para estabelecer e fortalecer sociedades sustentáveis.

O que Oscar Rivas diz em Quem se Importa

“De qualquer setor, de qualquer parte do planeta, é possível que surjam iniciativas que podem mudar o rumo do planeta”.

“É a primeira vez que nós, enquanto espécie, nos sentimos globalmente ameaçados”.

“O reconhecimento de que não é preciso ser um PhD, que o conhecimento de um índio, que o conhecimento de uma mulher de uma comunidade tradicional é tão importante ou tão fundamental para o mundo como o que é produzido por um grande cientista de um grande laboratório: acho que é um estado de consciência que nos fazia falta”.

“Se todos os humanos, todas as comunidades de seres humanos, não reaprenderem a ética do cuidado, evidentemente nós estaremos iminentemente caminhando para a auto-destruição”.