Wellington Nogueira

Wellington-Nogueira 1menorDoutores da Alegria / Brasil – www.doutoresdaalegria.org.br

Wellington Nogueira integrou, desde 1988, a trupe do palhaço americano Michael Christensen (diretor do Big Apple Circus) que, em 1986, iniciou um grupo de trabalho para levar alegria a crianças internadas em hospitais de Nova Iorque, batizado “Clown Car Unit”. Em 1991, voltando ao Brasil, Nogueira fundou a organização da sociedade civil sem fins lucrativos “Doutores da Alegria”.

Através dessa organização não governamental, Nogueira e sua trupe de palhaços – especializados em “besteirologia” – levam alegria, humor e leveza aos pequenos pacientes e foram os grandes responsáveis, aqui no Brasil, em humanizar os hospitais e tratamentos dispensados às crianças.

O que faz o Doutores da Alegria

O “Doutores” já realizou mais de 800 mil visitas a crianças hospitalizadas em São Paulo, Recife e Belo Horizonte, sempre com o intuito de promover a experiência da alegria como potencializador de relações saudáveis entre palhaços, crianças hospitalizadas, seus pais e os profissionais de saúde. Atualmente, o grupo atua em 19 hospitais, em quatro Estados brasileiros.

O que Wellington Nogueira diz em Quem se Importa

“O que uma empresa pode aprender com uma ONG? O que uma ONG pode aprender com uma empresa? E nesse processo, será que é possível a gente buscar uma convergência e justamente criar um novo modelo de gestão, um novo modelo de empresa que nasce socialmente responsável e que só é bem sucedida porque todo o seu entorno é bem sucedido também?”

“Hoje, os governos nos seus PIBs, ninguém privilegia a alegria, ninguém privilegia a força voluntária de um povo. E o grande desafio da gente hoje como empreendedores, à medida que as nossas organizações crescem, é começar a influenciar esses indicadores. (…) O PIB é reducionista.”

Como será um mundo em que as pessoas acordam todo dia para buscar e viver experiências de alegria?  E consequentemente estas experiências de alegria podem ser chamadas de trabalho.”