Portugal tem sido fortemente inspirado por “Quem se Importa”. Universidades, escolas, ONGs, instituições sociais e empresariais e até o governo estão se conscientizando cada vez mais para as necessidades mundiais. Agora, esse movimento alcançou a Energias de Portugal (EDP), que é uma empresa do setor energético criada em 1976 com posição consolidada no cenário energético mundial. Ela produz, distribui e comercializa eletricidade e gás e tem mais de 10 milhões de clientes e 12 mil colaboradores espalhados pelo mundo.

A Fundação EDP abraçou este movimento e, durante sete meses, ofereceu pro bono o documentário à todas as entidades que se comprometessem a promover sessões de visionamento e de reflexão com suas comunidades. Desenvolvendo o programa “Importas-te?”, a Fundação EDP desenvolveu um guia didático para servir de apoio às sessões de debate para educadores, jovens e adultos com base no visionamento do filme e nos conteúdos sistematizados, além de sugestões de livros, sites e outros filmes.

O objetivo do guia é permitir que espaços formais e não formais de ensino possam incorporar os conteúdos do filme e articulá-los com os seus programas, apontando para novos caminhos, e formar agentes ativos na construção de um mundo melhor. Mais de 700 entidades aceitaram este desafio que superou todas as expectativas e motivou pedidos de outras lugares de língua portuguesa, como Moçambique.

Leave a Reply